Um trabalho acadêmico muito interessante que fiz na UNIFEI em 2006 foi um sistema MRP para realizar a programação de uma linha de produção em termos do PCP – Planejamento e Controle da Produção.
Segundo meu professor Fabiano Leal:
Materials Requirement Planning (MRP) é um sistema de informações computadorizado, desenvolvido especificamente para auxiliar as empresas na administração do estoque de demanda dependente e programar pedidos de reposição. Desenvolvido nos anos 60, na IBM, era voltado exclusivamente ao planejamento de materiais. Com o desenvolvimento dos meios computacionais, a idéia básica transformou-se no MRP II (Manufacturing Resource Planning) para atender não apenas ao setor produtivo, mas a toda a corporação.
O objetivo do sistema MRP é calcular as quantidades e os prazos dos vários elementos (materiais) necessários à constituição de uma certa quantidade de um certo produto num prazo de entrega definido.
Quem quiser se aprofundar no assunto, pode consultar o material do curso da disciplina do professor Fabiano Leal. Muito bom e auto-explicativo!
MRP usualmente compõe um sistema Enterprise Resource Planning (ERP), que segundo Wikipedia é um sistema de informações que integra todos os dados e processos de uma organização. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
Pois bem, na ocasião que cursei as disciplinas EPR-27 (Planejamento e Controle da Produção) e CCO-511 (Programação Orientada a Objetos), eu desenvolvi um software em Java para calcular as Ordens Liberadas de uma produção, chamado de JMRP.
As atividades suportadas pelo sistema Java Materials Resource Planning (JMRP) são: gerenciamento de materiais, listas de materiais, políticas de loteamento, planos mestre de produção, estoques e ordens abertas, cálculo de programações de produção e emissão de relatórios de ordens liberadas de programações de produção.
O JMRP busca obter programações de produção otimizadas, de acordo com o mais difundido algoritmo de cálculo computacional da gestão de materiais. Desta forma, provê a simulação de cenários de problemas práticos de sistemas MRP, assumindo o papel de ferramenta de apoio ao ensino.
Para conhecer melhor o JMRP e ver alguns diagramas UML veja sua apresentação na disciplina CCO-511.
Na disciplina de EPR-27 apresentamos um artigo propondo a utilização do JMRP como complemento das aulas de EPR-27 em sala de aula, por ser um software de cunho didático, que dessa forma procura contribuir para a assimilação do conteúdo pelo aluno. Veja o artigo apresentado na disciplina EPR-27.
Este foi um projeto edificante para mim, onde pratiquei bastante meus conhecimentos em desenvolvimento OO em Java e MVC. Eu tinha intenção de dar continuidade ao mesmo, melhorando sua arquitetura e construindo interface web para disponibilizá-lo para acadêmicos em rede nacional, visando neste sentido escrever artigos sobre isto.
Se você possui intenção de ajudar, fique à vontade. Quem sabe um dia eu faço isso! :)
Se você possui intenção de ajudar, fique à vontade. Quem sabe um dia eu faço isso! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário