domingo, 18 de dezembro de 2011

Artigo publicado na capa da Java Magazine 98!

Olá!

Revista Java Magazine 98É com muita satisfação que digo que meu primeiro artigo em revistas foi publicado, e muito felizmente foi escolhido para ser a capa da Java Magazine edição 98!

Seu nome é "Padrões de projeto, aprecie com moderação". Este artigo é este sobre Padrões de Projeto e princípios para sua utilização adequada, que pode ser conferido como prévia, e acessado completamente por meio de assinatura do portal, no endereço abaixo:



Bibliografia utilizada (recomendo como ótimas leituras):
  • Applying UML and Patterns – An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development (3rd ed.); Craig Larman; Prentice Hall; 2004: é um livro referência quanto aos princípios GRASP, expondo-os de maneira clara e consistente.
  • Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software; Erich Gamma,  Richard Helm, Ralph Johnson, John Vlissides; Addison-Wesley; 1994: é o catálogo oficial de padrões de projeto GoF.
  • Refactoring: Improving the Design of Existing Code; Martin Fowler, Kent Beck, John Brant, William Opdyke, Don Roberts; Addison-Wesley; 1999: é um livro sobre o processo de refatoração ágil. Discute muito sobre problemas causados por padrões de projeto.
  • Head First Design Patterns; Elisabeth Freeman, Eric Freeman, Bert Bates, Kathy Sierra; O’Reilly, 2004: é um livro muito didático sobre padrões de projeto, apresenta várias reflexões interessantes.
De que se trata o artigo:
O artigo trata de apresentar princípios, discussões e reflexões sobre a utilização de padrões de projeto, para ajudar ao leitor a desenvolver senso crítico sobre os mesmos. Assim, o leitor poderá extrair de si mesmo o conhecimento para a aplicação de padrões de projeto com moderação.
Em que situação o tema útil:
O tema é útil por alertar ao desenvolvedor sobre a utilização adequada de padrões de projeto, que são soluções para determinados problemas, mas podem ser problemas para determinadas soluções. É importante ao desenvolvedor saber julgar a utilização de um padrão de projeto em um determinado contexto, avaliando sua aplicabilidade e consequências, buscando uma solução ótima.
Resumo DevMan:
O artigo apresenta reflexões a respeito da utilização de padrões de projeto, e descreve algumas causas comuns da má utilização dos mesmos, além de alguns exemplos de má implementação dos mesmos. Em seguida, mostra os princípios GRASP e sua relação com os padrões de projeto, para orientar o desenvolvedor a utilizá-los adequadamente. Ao final, disponibiliza perguntas para avaliar a implementação de um padrão de projeto e considerações para o leitor desenvolver senso crítico.

Se você tiver a oportunidade de ler meu artigo, saiba que estou ansiosamente esperando sua opinião, crítica ou sugestão.

Um comentário: